Papa Francisco
Foi através desta citação do Papa Francisco que eu disse o meu SIM à Missão de preparar o caminho do Programa Amar & Servir 2016 em Belém, tão desejado e sonhado por tantos foi matéria de oração pelo antigo e pelo atual CEN, discernido com objetivo de romper fronteiras e carinhosamente preparado com várias reuniões virtuais, presenciais e visitas ao Norte do país para chegarmos a um bom trabalho. Chegada a fase de convite aos acompanhantes e palestrantes, com cada SIM recebido foi-se criando o corpo do Amar & Servir e cada sim recebido nos fortalecia. Chegava a hora de convidar a juventude para quem de fato estávamos preparando o programa. O tempo passava e aos poucos ela começava a se inscrever na experiência. Obstáculos começavam a aparecer e de modo tão humano batia o desânimo, o mau espírito sondava, mas Deus nos encorajava e muitas vezes o silêncio era a resposta do dia. A juventude aos poucos quebrava o silêncio com as mensagens de WhatsApp do grupo criado para comunicação, informação e tirar dúvidas, todas as formas de dúvidas: o que levar, como chegar - talvez pelo fato de o Norte ser uma região tão pouco conhecida para nós da CVX e por isso mesmo o desejo de estarmos presentes nesta região e fazer dela um campo de missão.
Os primeiros jovens começam a chegar com desejo de conhecer os sabores, o cheiro, os costumes, a dança e os lugares da região antes de iniciar o encontro. A partir daí idas e vindas ao aeroporto viraram rotina e a trilha sonora era o som de mensagem chegando no WhatsApp: “cheguei em Belém e não estou vendo nenhuma plaquinha com o meu nome”, “alguém vem me apanhar?”, “como eu faço para chegar no Centro Magis...” e aos poucos deixamos de ser apenas inscrição, foto e mensagens. Em apenas uma tarde já éramos familiares e já indicávamos um para o outro o sabor do sorvete mais gostoso da região... Fomos nos preparando para a missa de acolhida na comunidade dos jesuítas, celebramos juntos com a comunidade na Capela de Lourdes.
Começou o Amar & servir 2016. Enquanto uns faziam sua experiência de retiro em silêncio, outros viviam o Amar & servir nos bastidores, entre idas a supermercado, feira, aeroporto... Os oitos dias foram se passando e a segunda etapa se aproximava. Os acompanhantes já se despediam dos jovens com a sensação de dever cumprido, de tê-los ajudado na caminhada e encontro com Deus.
Agora cada dia, um palestrante dava o tom do dia no Amar & Servir. Primeiro foi Padre Jackson SJ e Rosinha ao falarem sobre a vida de Sto. Inácio e da experiência dos exercícios. Pe Jackson SJ encantou a juventude se caracterizando de Sto. Inácio para a Rosinha entrevistar. No segundo dia Pe Agnaldo SJ falou sobre o voluntariado. No terceiro dia Pe Inácio SJ falou sobre o ser Cristão.
No dia seguinte, fomos viver um dia missionário em três lugares e assim vivenciar na prática os oito dias de retiro e as duas primeiras palestras, para isso nos dividimos em três grupos: no abrigo João de Deus, a nossa missão foi ser presença com pessoas muito debilitadas pela idade, foram contadas histórias, escutamos, cantamos, dançamos, lanchamos e celebramos a vida e alegres saímos encantados com tantas histórias de vida. Na creche também o objetivo era ser presença, estar com as crianças e brincar fazendo da manhã delas uma manhã diferente com brincadeiras, lanche, música e saímos de lá também cheios de vida. Na Comunidade Antônio Maria Zacarias, preparou-se uma sopa para ser distribuída para as pessoas em situação de rua e algumas famílias carentes da redondeza, ajudando a picar e lavar os legumes e verduras, no preparo do cozimento, na distribuição da sopa e o tempo todo conversamos com as pessoas que iam receber a sopa, rezamos e brincamos, saímos também alimentados de escutar tanta experiência de vida ali contadas. Neste dia missionário a juventude teve também a oportunidade de conhecer um pouco de Belém e caminhar pelas ruas da cidade velha, nos reencontramos às 15 horas no Centro Magis para almoçarmos juntos e participar da celebração do Convivium, celebrada pelo Pe. Inacio, sj. Durante a partilha sobre a experiência do trabalho missionário rezamos e cantamos e no início da noite os jovens foram a Basílica da Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia, agradecer a experiência que cada um estava vivendo no Amar e Servir.
O quinto dia do Amar & Servir foi o dia de escutarmos sobre a comunidade CVX por meio de nosso coordenador nacional Alexandre que apresentou um vídeo com vários membros da CVX do Brasil e de fora falando da sua experiência na CVX e ao findar do dia cada jovem se vestiu do seu santo de devoção e o apresentou na dinâmica da “Corte Celestial”.
O sexto dia foi sobre Sexualidade, Afetividade e Diversidade foi uma troca de experiência conduzida por Inês, membro da CVX do Rio de janeiro e à noite P Inácio. SJ mais uma vez fez-se presente presidindo a missa de envio dando uma bênção a cada um dos participantes do Amar & Servir.
Viver esta “experiência de João Batista” no Amar & Servir foi muito gratificante ao preparar o caminho para a juventude caminhando com o próprio Cristo. Ver o Amar & Servir acontecer de uma maneira tão serena e estar aqui no Norte recebendo cada um de vocês membros da CVX e amigos inacianos foi muito gratificante.
O meu muito obrigado à juventude de Belém que trabalhou comigo nos bastidores do Amar & Servir, aos Jesuítas que nos apoiaram sempre e toda a família CVX e a cada jovem que disse SIM e veio viver esta experiência de Deus aqui no Norte.
Obrigado ao CEN por te me incumbido desta missão.
No hay comentarios:
Publicar un comentario